Empresas suíças e corretores de moeda sangraram


Empresas suíças e corretores de moeda sangraram


Os estoques suíços caíram de novo e os corretores de câmbio lamberam suas feridas sexta-feira enquanto os mercados saíam do choque do país para parar de vincular o franco.


Em um dos anúncios mais dramáticos do banco central na memória recente, o Banco Nacional Suíço (SNB) recusou um limite de três anos sobre o valor do franco contra o euro, introduzido em 2017 durante a crise da zona do euro para limitar o fluxo de dinheiro em o país.


A Suíça estava preocupada com o momento em que uma rápida apreciação em sua moeda seria slam exportadores e causar deflação na sua economia.


Mas isso é exatamente o que aconteceu na sequência da notícia de quinta-feira, que os analistas disseram que era provável desencadeada pela constatação de que a tampa seria impossível de defender quando o Banco Central Europeu (BCE) começar a imprimir dinheiro para estimular a economia da zona do euro.


"Uma coisa é clara com relação à ação do SNB de ontem, algo foi dito ou insinuado na conversa entre o BNS eo BCE que assustou o SNB", disse Peter Rosenstreich, diretor de estratégia de mercado da Swissquote, o maior banco on-line do país. "[Ele] assustou tanto que abandonar a taxa de câmbio mínima foi o caminho escolhido política".


O franco subiu em até 30% em um ponto, antes de se estabelecer mais tarde no dia em torno da paridade com o euro, ainda 20%. Na sexta-feira estava mantendo-se firme a esse nível elevado.


Empresas, investidores e corretores foram tomadas completamente por surpresa, e muitos estarão lutando para descobrir o impacto em seus negócios. Pelo menos dois comerciantes de moeda corrente saíram do negócio em conseqüência, e outro advertiu-o pode não ter bastante dinheiro para continuar.


Empresas multinacionais como a Nestlé (NSRGF). Novartis (NVS). A Roche (RHHBF) ea Swatch (SWGAY) provavelmente estarão entre os exportadores mais atingidos.


"As palavras falham em mim", disse o presidente da Swatch, Nick Hayek. "A ação do SNB é um tsunami, para a indústria de exportação e para o turismo, e finalmente para todo o país".


A empresa Global Brokers Ltd da Nova Zelândia disse que as perdas em contas de clientes haviam eliminado completamente seu capital e não seria possível retomar a negociação. Na U. K. Alpari disse que era incapaz de cobrir as perdas do cliente, deixando-o insolvente.


FXCM (FXCM). Um líder global em moeda corrente, disse que "volatilidade sem precedentes" aniquilou seu capital. Ele agora tem um saldo de capital negativo de US $ 225 milhões. Isso é dinheiro que os clientes devem à empresa.


Interactive Brokers Group (IBKR) disse que seus clientes perderam cerca de US $ 120 milhões devido à mudança repentina do franco. As ações caíram na sexta-feira.


Empresas multinacionais como a Nestlé (NSRGF). Novartis (NVS). A Roche (RHHBF) ea Swatch (SWGAY) provavelmente estarão entre os exportadores mais atingidos.


CNNMoney (Londres) 16 de janeiro de 2017: 1:22 PM ET

Comments